Esse era o meio mais barato na época (fitas cassetes) para armazenar dados em computadores antigos. O disquete já existia, mas os drives eram caríssimos, e HD era algo utilizado somente por servidores em grandes empresas.
Assim, eles desenvolveram esta placa para ligar o Apple 1 a um cassete recorder e poder ler e gravar dados e programas.
Eu comprei este placa do Corey - que me ajudou no grupo Apple Fritter com a solução do problema que estava tendo ao iniciar o A1. Esta era a última placa que ele tinha, e após negociarmos preço e envio, recebi até rápido (cerca de 15 dias).
Placa ACI sem componentes |
Placa ACI sem componentes |
Iniciei com a soldagem dos soquetes e em 10 minutos a primeira fase estava pronta, e também aproveitei para soldar demais componentes e deixar tudo pronto. Só ficou faltando um TTL - 7410 ou 74LS10 que eu não tinha, mas já encomendei.
Placa com os soquete soldados |
Verso da placa com a solda dos soquetes |
Sobre os conectores de áudio (2) não é fácil de encontrar um modelo próximo do original, que era aberto e com os conectores expostos. Então adquiri estes que aparecem abaixo e olhando a placa pelo lado dos componentes ficou bacana.
Placa com os componentes soldados - Faltam inserir os CI´s |
Estes conectores você liga plug´s em cada um e conecta no gravador de cassete, sendo um na entrada (microfone) e outro na saída de fone. Com isso você consegue ler e gravar diretamente na fita cassete.
Atualmente você pode ler até de um Ipod / Iphone utilizando um cabo e um programinha que emula um gravador cassete. Super prático. Quando testar quero ver se consigo fazer rodar e posto aqui como funciona.
Detalhe dos conectores de áudio |
Mais uma fase concluída, e depois adiciono uma foto de tudo montado. Os CI´s de memória do A1 ainda nem chegaram ao Brasil, e estou no aguardo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário