Quando troquei o 2513 fiquei pensando quem poderia estar gerando esta sujeira na tela, e resolvi trocar alguns 2504V de lugar, um com o outro. Para minha surpresa, o padrão da sujeira mudava conforme a troca.
Lembrei que tinha um 2504V sobrando, pois o projeto usa 7 e comprei 8 na época. Rapidamente fui tirando um por um até que consegui a tela exatamente como descrito no projeto original, ou seja, somente _ e @ piscando na tela de boot.
Finalmente os _ e @ |
Aproveitei o contato com o Corey986 e comprei dele a última placa + PROM´s da ACI, que é a interface de cassete para poder carregar programas no A1. Atualmente o pessoal usa um Ipod ao invés de gravador K7 e tem tidos resultados bacanas.
Também comprei o conector EDGE 44 pinos no Ebay através de um anúncio direcionado aos hobbystas que estão montando o A1. Durante estes anos com o projeto creio que comprei pelo menos uns 3 modelos, e nenhum deles funcionou ou encaixou corretamente. Agora espero que esse dê certo.
Falta ainda a parte do teclado. O Corey recomendou o uso de um adaptador vendido no Ebay que faz a interface de PS2 para paralelo, que é o formato do teclado. O ideal seria conseguir um teclado de Apple 2 para dar mais originalidade, porém estão muito caros os que eu encontrei.
E por último, estou pensando em um case bacana para acondicionar tudo. Eu vi vários projetos na internet, desde aquele famoso de madeira, até os com acrílico. Como o Apple 1 é mais placa do que gabinete, seria legal deixar ela exposta, e então devo partir para o acrílico. Encontrei uma empresa na internet que personaliza, e agora é desenhar alguns padrões, medir, etc.
Teclado e gabinete são a última fase do projeto. Por enquanto é fazer ele rodar 100% com a CPU e demais chips instalados. Quando se trata de componentes antigos, sempre podemos ter surpresas. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário