A próxima fase nesta construção é a soldagem de componentes eletrônicos diversos, como resistores, capacitores e circuitos reguladores de voltagem da fonte. Também já aproveitei para soldar a parte da saída de vídeo, com a instalação do transitor e trimpot de regulagem.
Para os capacitores não há muito segredo, os de cerâmica são facilmente soldados e bem localizados na placa. São 22 de disco cerâmico (de 0,1 a 0,001 uF) e um de mica (usei cerâmico, pois foi difícil encontrar) de 47 pF.
|
Capacitores cerâmicos e eletrolíticos (laranjas e azuis) |
Os eletrolíticos são todos modelos axiais (ou seja, soldados horizontalmente na placa) e são difíceis de encontrar. Consegui na
Milcomp em SP. São cinco de 22 uF (fácil), dois de 2400 uF (usei de 2.200 uF) e um de 5.300 uF (bem difícil de encontrar). Para este último coloquei um de 4.700 uF. Legal que achei na mesma cor dos originais (azuis para os três últimos e laranja para os primeiros), e como são de filtragem, espero que não sejam um problema o valor menor dos mesmos. Somente quando ligar para testar vou saber se haverá interferência. No Ebay até consegui os capacitores originais, mas por cerca de U$35 cada um mais frete!! Muita atenção na soldagem, pois eles tem lado certo (positivo/negativo) para serem inseridos na placa.
Quanto aos resistores, são 26 no total e todos de 1/4 watt. Apesar de alguns valores diferentes dos tradicionais, encontrei todos na Milcomp. Também é necessário instalar um trimpot de 100 ohm, porém não achei do modelo original, mas consegui soldar no local sem problema.
|
Vista geral - resistores soldados |
O transístor de saída de vídeo foi bastante complicado, e não achei o original MPS3704, nem no ebay e nem em lojas de componentes fora do Brasil. Procurando pela internet encontrei o 2N3704 que tem a mesma função e valores, porém a pinagem fica diferente do layout da placa, e é muito importante soldar corretamente. Tanto o trimpot quanto o transitor também vieram da Milcomp.
|
Transistor de vídeo e trimpot - ambos adaptados |
Por último, soldei os três reguladores de voltagem +12V, -12V e -5V. Muita atenção pois eles tem que ser soldados na posição correta. Para estes também precisei usar substitutos diretos. No lugar do LM340 MP12 (+12V) usei o 7812, para o LM320 MP12 (-12V) usei o 7912 e para o LM320 MP5 (-5V) usei o 7905. As pinagens são as mesmas e portanto sem surpresas para soldar. Estes não usam dissipadores de calor. Consegui todos estes em Curitiba na
Beta Comercial, mas na Milcomp também são facilmente encontrados.
|
Os reguladores de voltagem soldados - acima a esquerda. Ainda falta o LM323 na área metalizada. |
Ainda tem um regulador de voltagem de +5V LM323K, que consegui na Milcomp, porém não soldei o mesmo porque ainda não tenho o dissipador de calor grande com seus parafusos e porcas de fixação.
Com relação aos demais componentes (chips, processadores, etc.) já consegui praticamente todos via Ebay e sites internacionais, porém nem todos chegaram. Alguns foram postados no início de Dezembro, mas devido ao acúmulo de mercadoria nos Correios, greves e fiscalização, não recebi até o momento. Tem pacotes vindo da Bulgária, Rússia, EUA, etc. Detalhe que os produtos enviados da Bulgária e Rússia tem um valor de frete muito atraente e portanto, no geral não fica caro.
|
E os pacotes vão chegando! |
Ainda estão faltando os transformadores de energia (dois), um único chip (2519B) que está bem complicado de conseguir, alguns conectores (simples creio eu) e o cristal do clock (fácil também). Espero que na próxima postagem consiga estar com todos comprados! O 2519B será a mosca branca na extensa lista!
Como sempre, mais informações sobre o projeto podem ser conseguidas, em inglês, neste site:
http://www.willegal.net onde esta disponível um manual para montagem e acompanhamento, inclusive com a lista dos componentes utilizados:
http://www.willegal.net/appleii/A1-assembly-v1.1.pdf .
Nenhum comentário:
Postar um comentário